Conheça cinco mitos antes de comprar a sua TV
Nos últimos anos, com tanta tecnologia e inovação, surgiram no mercado inúmeros modelos, tamanhos, tipos e marcas de aparelhos. Uma novidade que vem fazendo a cabeça do telespectador são as TVs em alta dedefinição, as HDTVs (do inglês high definition).
Você conhece a tecnologia HDTV?
Hoje em dia, somos bombardeados – principalmente na web – com informações acerca das HDTVs, sendo que, muitas vezes, não são verdadeiras. Isso passa a nos confundir e nos deixar cheios de dúvidas na hora de escolher uma.
Antes de comprar a sua televisão em alta definição é importante que conheça alguns mitos que a norteiam. Por isso, selecionamos cinco principais para que você fique bem informado, sinta-se seguro e não erre na escolha.
Mitos
1 – TV Digital é HDTV: MITO.
Essa é uma afirmação que confunde muita gente. A TV Digital não é a mesma coisa que a HDTV. Ela pode exibir imagem de alta definição desde que o conteúdo exibido também seja com esta qualidade. Na TV digital, nem todos os canais e programas são transmitidos em HD. Por isso, não é correto dizer que TV Digital é o mesmo que HDTV.
2 – Só é possível sintonizar canais digitais com a HDTV: MITO.
Para que você possa ter acesso às imagens em alta definição, não basta adquirir uma HDTV. Ela não garante que você terá todos os canais com exibição em HD, mas somente aqueles que tenham conteúdo fornecido com esta qualidade. Ou seja, o selo HDTV em seu aparelho lhe garante que o televisor receba sinais de TV digital em alta resolução desde que o canal exibido forneça o conteúdo em HD.
Porém, nem todos os sinais que o aparelho recebe são HD. Para saber se o conteúdo que você está assistindo é em alta definição, você deve ficar atento ao tipo de sinal e como ele chega à sua TV. Para saber isso, informe-se se o vídeo fornecido é em alta definição. Assim, repare na imagem exibida: se ela ocupar toda a tela, sem parecer esticada, é provável que seja HD.
Muitas vezes, canais que se comprometem a exibir conteúdo em alta resolução, muitas vezes, exibem alguns programas em HD e outros em definição padrão (repare na tela com barras nas laterais para preencher o “vazio”).
Para saber se sua TV transmite conteúdo digital, certifique-se se ela está recebendo a transmissão como um sinal digital. E isso é feito por uma antena digital, uma TV digital por satélite ou uma TV digital a cabo. A antena recebe a transmissão digital, sendo que a HDTV pode conter uma antena ou sintonizador embutidos para a exibição da imagem.
3 - Cabos HDMI devem necessariamente ser usados na HDTV: MITO.
Muitas pessoas acham que, para se ter acesso ao conteúdo em alta definição, deve-se necessariamente utilizar um cabo HDMI (do inglês High Definition Multimedia Interface ou Interface Multimídia de Alta Definição). Mas isso não é verdade. O cabo HDMI é apenas uma das maneiras de receber transmissão na HDTV. Ele é um padrão para transmitir sinais de áudio e vídeo entre dispositivos.
Muitas vezes, se a sua TV possui uma conexão, como um vídeo componente, que converte sinais digitais em analógicos do cabo para a sua TV, você não precisa de um cabo HDMI para ter acesso ao conteúdo em alta definição em sua HDTV.
O cabo HDMI não é indispensável para a sua HDTV, ou seja, você pode assistir imagens em alta definição sem a necessidade de adquirir um. Mas, sem dúvida, ele proporciona uma melhor qualidade de exibição de conteúdo HD que outras tecnologias de conexão.
4 – A melhor HDTV é aquela que tem tela maior e resolução mais alta: MITO.
Na hora de comprar uma HDTV, muitos têm a ilusão de que, quanto maior a tela e mais alta a resolução, melhor será a TV. Mas não é bem assim. A HDTV possui duas resoluções: 1920 x 1080 e 1280 x 720 pixels. Quando você assiste a uma imagem à mesma distância de duas HDTVs de mesma resolução, porém com tamanhos diferentes, a imagem será mais nítida e estável na TV menor.
Ainda, para exibir um conteúdo, a HDTV recebe sinais para transmissão. Quando este é digital, ela o redimensiona para que ele se adéqüe à resolução da TV. Todavia, quando o sinal recebido é analógico ou o canal transmitido não tem qualidade digital, a imagem não ficará com qualidade superior em uma TV de resolução mais alta ou tela maior. Pode-se notar que essa imagem ficaria melhor em uma televisão menor e de resolução mais baixa.
5 – As TVs de tela plana são necessariamente HDTV: MITO.
Só porque uma TV é plana, de LCD, LED ou plasma, não significa que o conteúdo exibido nela será de alta definição. Para que uma televisão de tela plana seja HD, ela deve ter as dimensões de tela apropriadas e ter a capacidade de aceitar entrada de alta definição. Assim, a TV de tela plana, para exibir qualidade HD, deve ser HDTV-ready ou possuir um conversor HDTV integrado.
Viu como alguns mitos podem te prejudicar na hora da escolha? Agora que você já sabe um pouco mais sobre HDTVs.