sexta-feira, 27 de junho de 2008
I FÓRUM DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
OBJETIVO:
Proporcionar um espaço de reflexão para que profissionais, acadêmicos, pais e familiares possam debater as alternativas de qualidade de vida das pessoas com deficiências.
TEMÁTICAS:
ü Atividade motora adaptada
ü Aquisição e desenvolvimento da comunicação (em suas diversas modalidades)
ü Formação de professores e outros profissionais para a educação inclusiva
ü Mobilidade, orientação e transporte (adaptação e ajustes)
ü Acessibilidade
ü Aquisição de leitura e escrita
ü Ensino e intervenção de crianças deficientes
ü Ajudas técnicas para a educação inclusiva
ü Adaptação para as atividades da vida diária
IV CONGRESSO DAS APAES DO PIAUÍ
3º DIA – (Sexta –Feira)22/08/2008 Manhã - Palestra AUDITÓRIO C : 8:30 Tema: Auto estima e poder pessoal : As tendências que regarão as vidas no futuro. CONFERENCISTA: Vânia (D.F) 9:40 Intervalo
10:00 ......Tema: O envelhecimento das Pessoas com deficiência mental: Um novo desafio. CONFERENCISTA:
12:00 - AlmoçoTarde
14:00 Tema: Como desenvolver a liderança e promover o fluxo eficaz de informações na instituição.. CONFERENCISTA : 15:40 Intervalo
16:00 Tema: Garantia de Direitos: Programas Sociais e a Pessoa com Deficiência.Noite - Livre
4º DIA – (Sábado)
22/08/2008 Manhã - Palestra AUDITÓRIO C : 8:30 Tema: O Terceiro Setor, As APaes e os Municípios. Lideranças em busca de uma sociedade inclusivista. CONFERENCISTA: Themístocles Gomes Pereira – Presidente da FEAPAE -PI 9:40 Intervalo
10:00 ......Tema: Sexualidade da Pessoa com deficiência. CONFERENCISTA: Elvio Boato
12:00 AlmoçoTarde
14:00 Encerramento do Congresso
Apresentação Artística
Pronunciamento das Delegações
Entrega dos Certificados.
quinta-feira, 26 de junho de 2008
IV CONGRESSO DAS APAES DO PIAUÍ
IV CONGRESSO DAS APAES DO PIAUÍ
I – TEMA: DIVERSIDADE: Desigualdades ou Diferenças?.II – OBJETIVO GERAL: Proporcionar a discussão de tecnologias sociais para a prática legal e construção da sociedade inclusiva.III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Favorecer o intercambio de informações entre instituições e usuários de tecnologias assistivas - Disseminar conhecimentos para a elaboração de políticas públicas no âmbito de tecnologias sociais. - Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social das pessoas com deficiência e/ou idosos - Estimular um banco de dados de tecnologias sociais no Estado do Piauí.IV– PERÍODO DE EXECUÇÃO 20 A 23 DE AGOSTO DE 2008.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA DO CONGRESSO
Tecnologia social é um termo ainda novo, utilizado para identificar os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e, consequentemente, promover a vida independente e a avaliação.
Falar em diversidade nos oferece a oportunidade de falar sobre as diferenças. As diferenças físicas, étnicas, culturais, de gênero, etárias são um fato, mas não são o foco da discussão.
O ponto fundamental de nossa discussão sobre a diversidade é o caminho traçado em percepção - reflexão – atuação – multiplicação. Desenvolvemos essa linha de trabalho para que não se transformem as diferenças em desigualdades, a ponto de se apagar a realidade da igualdade na diferença.
Sendo assim, propomos que a diversidade seja compreendida como um valor, onde estão implicadas e articuladas as seguintes idéias: de igualdade na diferença, de diferença na igualdade, de diferença socialmente transformada em desigualdade.
Constatamos então que somos todos iguais e ao mesmo tempo somos todos diferentes, mas é necessário ir além. É preciso localizar e corrigir as distorções minorando ou eliminando os mecanismos que produzem a desigualdade.